02/05/2017

Diversidade temática é o ponto alto da semana da psicologia

Volume. Quatro dias; 21 horas; 330 pessoas: na pauta, as interfaces da psicologia, seu presente e futuro

(Texto enviado pela Comunicação FCH)

Da reforma da psiquiatria no Brasil à psicologia como interface das gestões de recursos humanos e políticas públicas; do suicídio aos novos desafios para o psicólogo: estes e outros temas pautaram a X Semana Acadêmica da Psicologia, evento que será realizado entre os próximos dias 2 (terça-feira), 3, 4, e 5 (sexta-feira) no Auditório Phoenix, da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde (FCH), da Universidade Fumec. Com a participação já garantida dos conhecidos sociólogo, professor da UFJF e ex-deputado federal Paulo Delgado, e do psicólogo, professor-doutor João Leite Ferreira Neto, o evento, que se destina especialmente aos alunos e profissionais da área e de ciências humanas, contará com três palestras, três mesas-redondas e um minicurso, sempre sucedidos de debates.

            “Transformação que gera resultados, com a psicóloga e ex-aluna da Fumec Tarsia Gonzalez, abre o evento nesta terça-feira das 8h às 11h. Neste mesmo dia, à noite (das 19h às 22h), o cientista político Paulo Delgado comemora, com palestra e debate, os 16 anos da Lei 10.2016 que trata da reforma da psiquiatria no Brasil. No terceiro dia da semana, quarta, das 8h às 11h e das 19h às 22h (na Sala 309), duas aguardadas mesas-redondas brindam o público com à apresentação e discussão de dois assuntos: “Suicídio nas questões de gênero” com os psicólogos Gabriela Cirillo e Marina França (UFMG) e Thais Mátia (Movimento de Mulheres Olga Benário). À noite, a discussão aborda o tema “Psicologia humanista e psiquiatria: abordagem humanista do sofrimento psicótico”, sob responsabilidade dos psicólogos e psiquiatras, Guilherme Wykrota Tostes, Rodrigo D’Angelis e Walter Andrade Parreira.

             Na quinta, 4, das 16h às 19h e das 19h às 22h o minicurso “Oficina de Etiqueta Coorporativa”, com a psicóloga e profissional de RH, Cristiane Matias R. Araujo, e a mesa-redonda “Desafios para o novo psicólogo”, com os profissionais (ex-alunos da Fumec) Ely Fernandes da Silva, Guilherme Del Debbio e Luciana Alves, aprofundam a discussão sobre a gestão de recursos humanos sob o enfoque da psicologia; o trabalho da psicologia no âmbito da assistência social; as fronteiras entre a deficiência e a loucura e o grupo de apoio online para cardiopatas.

            Excepcionalmente, no último dia da semana, sexta-feira, ocorre apenas entre 19h e 22h: o professor João Leite F. Neto apresenta e debate o tema “Psicologia e políticas públicas: desafios à formação e atuação do psicólogo. Sobre a diversidade dos temas e estratégias de enfoque, o coordenador do curso de psicologia da FCH, professor Wilson Soares Leite, atribui ao cenário social onde a psicologia atua, “cada vez mais amplo e complexo”.



Publicado em ,



< Voltar para notícias - Versão para Impressão